Opinião

A era dos obedientes brilhantes e dos competentes inconvenientes

Há uma estranha coreografia em curso. Uma dança silenciosa onde os ineptos sobem com leveza enquanto os competentes aprendem a andar na ponta dos pés. Não por falta de talento. Mas por excesso de opinião.

Vivemos uma curiosa inversão de valores. O mérito, antes celebrado como virtude, passou a ser administrado com cautela. A competência incomoda. A lucidez constrange. A independência de pensamento, então, pode se tornar quase um delito social — especialmente quando ousa confrontar mediocridades confortavelmente instaladas.

O sistema, seja ele corporativo, político ou institucional, aprendeu um truque antigo: prefere os cordatos. Os que concordam antes de compreender. Os que aplaudem antes de refletir. Os que sabem sorrir no momento certo e silenciar no momento estratégico. São profissionais de uma habilidade admirável: a arte de não contrariar.

Já os que pensam alto demais, falam claro demais e enxergam longe demais… esses são classificados como “difíceis”. A etiqueta é elegante, quase gentil. Difícil é aquele que questiona processos falhos. Difícil é quem propõe melhorias reais. Difícil é quem não negocia princípios em troca de conforto.

Há algo profundamente irônico nisso. O mundo corporativo fala de inovação, mas teme o inovador. Discursa sobre liderança, mas desconfia do líder que não pede permissão para pensar. Enaltece a criatividade, desde que ela não ameace a estabilidade de quem se acostumou à mediocridade administrável.

E assim se constrói uma engrenagem curiosa: promove-se a docilidade, neutraliza-se a ousadia. Premia-se a previsibilidade, vigia-se a autonomia. É mais seguro cercar-se de quem repete do que de quem questiona. Mais confortável ter ao lado quem confirma do que quem confronta.

O problema é que a história não costuma ser escrita pelos obedientes. Ela avança pelos inconformados. Pelos que enxergam falhas e se recusam a normalizá-las. Pelos que compreendem que competência não é ameaça, é ferramenta de crescimento coletivo.

Claro, é sempre mais fácil lidar com quem não causa desconforto. O competente com opinião própria é, por natureza, um espelho. E espelhos nem sempre são bem-vindos quando revelam fragilidades.

Mas há um detalhe que a inversão de valores insiste em ignorar: a incompetência pode ser cordial, mas nunca constrói legado. Pode ser simpática, mas não sustenta resultados. Pode até ocupar espaços por algum tempo, mas não gera consistência.

No fim, a realidade é implacável. Sistemas que premiam a inépcia e silenciam a competência pagam um preço alto. Perdem inovação. Perdem credibilidade. Perdem futuro.

Talvez seja hora de reaprender algo simples: opinião própria não é rebeldia; é maturidade intelectual. Questionamento não é afronta; é zelo. E competência não deveria ser tratada como ameaça — mas como o ativo mais valioso de qualquer organização que pretenda durar.

Enquanto isso, seguimos nesse curioso espetáculo onde os silenciosamente brilhantes observam e os discretamente competentes aguardam. Porque a história ensina outra coisa: a lucidez pode ser incômoda, mas é ela que, cedo ou tarde, reorganiza a casa.

E casas organizadas não temem quem pensa. Elas agradecem.