Liberdade de imprensa....será??
A imprensa livre vive uma condição curiosamente parecida com certos relacionamentos modernos: é intensamente valorizada enquanto corresponde às expectativas e discretamente hostilizada quando ousa contrariá-las. A notícia agrada, compartilha-se com entusiasmo quase cívico; a notícia incomoda, instala-se imediatamente uma investigação paralela sobre a intenção de quem escreveu, o viés de quem apurou, os interesses ocultos da redação e, se necessário, até o equilíbrio emocional do jornalista responsável. Nunca houve tamanho acesso à informação, tamanha abundância de plataformas, opiniões e versões concorrentes dos fatos. Ainda assim, talvez nunca tenha sido tão difícil sustentar uma convivência minimamente madura com o desconforto provocado pela realidade quando ela se recusa a caber nas convicções pessoais.
Celebrar a liberdade de imprensa exige, portanto, uma honestidade intelectual um pouco menos decorativa do que costumamos oferecer às datas simbólicas. Porque não estamos falando apenas de um conceito abstrato, daqueles que ficam particularmente elegantes em discursos institucionais e postagens comemorativas. Fala-se, antes de tudo, da possibilidade concreta de investigar, questionar, interpretar, publicar e até errar — porque jornalismo também é exercício humano; sem que isso represente ameaça permanente, intimidação sistemática ou a expectativa pouco razoável de que toda informação precise necessariamente agradar quem a consome. Democracias minimamente saudáveis compreendem algo fundamental: uma imprensa livre não nasce para confortar sensibilidades coletivas nem para funcionar como departamento de relações públicas de governos, empresas ou ideologias. Sua existência repousa justamente sobre a tarefa, muitas vezes ingrata, de produzir perguntas inconvenientes, iluminar contradições e insistir em fatos quando versões emocionalmente mais confortáveis parecem muito mais sedutoras.
O problema é que vivemos tempos particularmente apaixonados pela conveniência. O contraditório passou a ser tratado como afronta pessoal, a opinião ganhou musculatura de evidência irrefutável e os algoritmos, sempre atentos às fragilidades humanas, descobriram que certezas confortáveis engajam muito mais do que dúvidas honestas. Criaram-se bolhas cuidadosamente decoradas onde quase tudo reafirma aquilo que já se acredita, tornando o choque com qualquer informação divergente uma experiência emocionalmente semelhante a descobrir, em pleno almoço de domingo, que alguém ousou discordar da receita de família. O jornalista contemporâneo, nesse cenário, deixou de disputar apenas espaço informativo; passou a disputar confiança em um território onde a emoção frequentemente chega antes da apuração e onde a indignação, quase sempre, viaja em velocidade muito superior à responsabilidade.
Mas talvez um dos recortes mais sofisticados (e ainda insuficientemente debatidos) desse cenário esteja justamente nas mulheres da imprensa, figuras que seguem exercendo a profissão enquanto atravessam uma espécie de avaliação paralela silenciosamente naturalizada. Porque ser mulher no jornalismo continua exigindo algo além de repertório, técnica, boa apuração e capacidade analítica. Exige resistência emocional, tolerância a níveis surpreendentes de julgamento e uma habilidade quase coreográfica de sustentar autoridade enquanto parte da audiência insiste em deslocar a conversa do conteúdo para aspectos absolutamente periféricos da existência feminina.
O jornalista homem costuma ser confrontado pelas ideias. A mulher jornalista, frequentemente, precisa antes sobreviver a uma espécie de conselho informal de comportamento público, onde tudo parece passível de escrutínio: a roupa escolhida, o tom de voz, a expressão facial, o cabelo, a firmeza considerada excessiva, a suavidade julgada insuficiente, o sorriso interpretado demais ou de menos. Uma comentarista política pode oferecer uma análise complexa sobre economia, geopolítica ou gestão pública e ainda assim despertar uma mobilização coletiva de especialistas não convidados sobre sua maquiagem, sua idade ou sua suposta “postura adequada”. Curiosamente, raramente se observa a mesma energia investigativa dedicada à gravata de um comentarista homem ou à emoção presente, ou ausente, em vozes masculinas durante um telejornal.
Nas redes sociais, essa dinâmica frequentemente ganha contornos quase caricatos, não fossem, em muitos casos, tão desgastantes. O ambiente digital ampliou vozes, democratizou espaços e permitiu maior acesso à informação, mas também inaugurou um território onde o anonimato produz níveis impressionantes de coragem seletiva. Discordâncias legítimas muitas vezes dão lugar a ataques organizados, desqualificações pessoais e uma violência simbólica cuja sofisticação está justamente em parecer banal. Mulheres da imprensa são frequentemente encorajadas a ocupar espaços de fala, desde que permaneçam dentro de limites invisíveis de aceitabilidade emocional: firmes, mas não firmes demais; inteligentes, mas não excessivamente assertivas; visíveis, mas jamais suficientemente desconfortáveis para quem as observa.
Seria intelectualmente preguiçoso, no entanto, transformar essa conversa em uma narrativa exclusivamente sobre fragilidade. Porque talvez uma das imagens mais potentes do jornalismo contemporâneo esteja justamente na permanência dessas mulheres. Elas seguem entrando no ar, escrevendo, entrevistando, analisando cenários complexos, enfrentando hostilidades e sustentando perguntas difíceis em um tempo profundamente apaixonado por respostas fáceis. Há algo discretamente revolucionário em permanecer ocupando espaços historicamente pouco generosos enquanto parte do mundo ainda insiste em confundir opinião feminina com excesso de opinião.
Ao mesmo tempo, talvez a discussão mais urgente continue sendo coletiva. Porque uma sociedade que aprende a desacreditar sistematicamente sua imprensa, especialmente quando ela produz desconforto, corre o risco de substituir fatos por versões emocionalmente convenientes e investigação por torcida organizada. A liberdade de imprensa nunca pertenceu exclusivamente aos jornalistas. Ela pertence, sobretudo, ao direito coletivo de uma sociedade de permanecer suficientemente informada para discordar, questionar e compreender o mundo para além das próprias certezas.
E talvez resida justamente aí uma das ironias mais elegantes do nosso tempo: enquanto tantos acusam a imprensa de fazer barulho demais, são justamente os períodos de silêncio que a história costuma registrar com maior preocupação.